O uso do lúdico nas aulas para a Educação Infantil
Trecho retirado da matéria publicada na Revista Educação.
Na Educação Infantil, a utilização de jogos e brincadeiras em aulas, possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância. É primordial conhecer o significado de brincar e conceituar os termos principais utilizados sobre o brincar para interpretar o universo lúdico e reconhecer os elementos básicos da ludicidade, pelos quais a criança se comunica com o seu mundo pessoal e com o outro.
O ato de brincar é uma forma de comunicação em que a criança tem a oportunidade de reproduzir o seu cotidiano através da linguagem lúdica. Brincar possibilita a aprendizagem e facilita a construção da autonomia, da reflexão e da criatividade; e pode também estabelecer uma relação ao se utilizar jogos pedagógicos que promovam o desenvolvimento físico, cultural, social, afetivo, e cognitivo da criança. É preciso que tanto a família quanto a equipe escolar reconheçam que a ludicidade se impõe necessária no cotidiano na infância.
Na Educação Infantil a criança tem contato diretamente com o meio escolar, e esse meio é orientado por um currículo específico para essa faixa etária. Para os anos iniciais o programa curricular aborda os fundamentos do desenvolvimento humano na infância. A natureza da escola é político-pedagógica e como tal objetiva promover uma aprendizagem que contribua para a socialização da criança que, aprende brincando e ao brincar não está apenas se divertindo e sim desenvolvendo uma série de habilidades que vão auxiliar em diversos aprendizados o ato de brincar envolve utilização dos sentidos. Por trás de si deve haver orientação pedagógica que objetive expressar as significações produzidas pela criança e seus pares. Através da brincadeira a criança consegue extravasar suas tristezas, alegrias, angústias, entusiasmos, passividades e agressividades.
Agora, falo como professora Mariana, e afirmo por meio de experiência em sala de aula que o uso de brincadeiras, contação de história, caixa de música, fantoches e muitos outros meios lúdicos, auxiliam e facilitam o aprendizado infantil, despertando a curiosidade pelo novo.
Quando incluímos na educação algo que conversa com a realidade infantil, estamos criando uma ponte entre a curiosidade e a aprendizagem. Por exemplo, em uma aula de ciências onde o assunto é Sistema de Defesa do Corpo Humano (cansativo e extenso), deve-se “linkar” a ação e função dos glóbulos ao movimento de um vídeo game! Como assim? Os glóbulos brancos são como os “soldadinhos de defesa” que correm para defender a base do seu time. Sempre que a criança estiver jogando, lembrará da ponte criada pelo professor em sala de aula. Dever cumprido, o aluno compreendeu o assunto!!
Comentários
Postar um comentário